Últimas Publicações

Inscrições para curso de Libras serão na próxima terça-feira, 28 de março

O Instituto de Línguas (IL) da UFSCar informa que estarão abertas na próxima terça-feira, dia 28 de março, das 10 às 13 horas, as inscrições para formação de uma turma de Língua Brasileira de Sinais – Libras Nível I a ser oferecida às terças e quintas-feiras, das 9 às 11 horas, a partir de 4 de abril. Serão ofertadas 25 vagas e haverá distribuição de senhas para realização das inscrições. As pessoas interessadas devem comparecer à secretaria do IL, no edifício AT 10, na área Norte do Campus São Carlos.

Instituto de Línguas: Testes de nivelamento para cursos gratuitos de Inglês acontecem na próxima semana

O Instituto de Línguas (IL) da UFSCar oferecerá à comunidade universitária neste semestre oito turmas de cursos de Inglês, do nível Básico 1 ao Intermediário Superior 2. Para esses cursos, 90 vagas serão preenchidas a partir de testes de nível que acontecerão na semana que vem, nos dias 29, quarta-feira (das 9h30 às 13h30 e das 15 às 18 horas), e 30, quinta-feira (das 15 às 18 horas e das 19 às 22 horas). Não é necessário realizar inscrição prévia para os testes, bastando comparecer à secretaria do IL (na sala 11 do edifício AT 10, na área Norte do Campus São Carlos). O teste prevê a redação de um breve texto e entrevista, o que não deve ultrapassar 60 minutos no total (sendo que o tempo total pode variar em função do número de pessoas presentes e, assim, do número de senhas que serão distribuídas por ordem de chegada). Os cursos serão ministrados em horário de almoço e finais de tarde, em um calendário a ser definido após pesquisa de demanda que será realizada juntamente com o teste de nível. Caso haja mais pessoas interessadas do que vagas, será feito sorteio na presença de candidatas e candidatos, em data a ser divulgada posteriormente. Apenas as pessoas que fizerem o teste de nível poderão concorrer às vagas. Mais informações pelo e-mail institutodelinguas@ufscar.br ou no Facebook do IL.

UFSCar oferece pós-graduação para profissionais do setor sucroenergético

Está aberto, até o dia 10 de março, o período de inscrições para a 13ª turma do programa de Master of Technology Administration (MTA) em Gestão Industrial Sucroenergética, oferecido pela UFSCar. O programa é pioneiro nesta área com o foco em Administração de Tecnologia e aborda questões básicas como matéria-prima, geração de energia, produção de álcool e cana-de-açúcar orgânica, logística, mercado, controle de qualidade, novas tecnologias e gestão. Podem participar engenheiros, administradores, economistas, tecnólogos e demais profissionais com formação em nível superior que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas ao setor sucroenergético. O corpo docente é formado, em sua maioria, por professores do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconômica Rural (DTAiSeR) da UFSCar, além de colaboradores da iniciativa privada. As aulas serão ministradas na cidade de Sertãozinho (SP), nas dependências da Universidade Corporativa do Setor Sucroenergético (Uniceise), a partir do dia 18 de março em encontros quinzenais, aos sábados. O curso, com duração de 1 ano e 8 meses, tem a parceria do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise-BR) e é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os interessados devem enviar a ficha de inscrição disponível no site, juntamente com o Curriculum Vitae para o e-mail mta@cca.ufscar.br. A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular. Mais informações pelo telefone (19) 3543-2614.

Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo tem inscrições abertas até o dia 10 de março

Está aberto, até o dia 10 de março, o período de inscrições para IV turma de pós-graduação em “Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA)”, oferecida pelo Instituto LAHMIEI, vinculado ao Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. Trata-se do primeiro curso de pós-graduação no Brasil voltado exclusivamente ao comportamento do autista e tem como principal objetivo capacitar profissionais para atuarem de acordo com os princípios da ABA (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada). As vagas estão abertas aos profissionais das áreas de Psicologia, Educação, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Educação Física, Fisioterapia, Direito, dentre outras. Pais e educadores de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, que sejam graduados, também podem participar. O processo de seleção acontece por meio da análise do Currículo Lattes, com caráter classificatório. O curso é presencial com aulas quinzenais no Campus São Carlos da UFSCar. A duração prevista da especialização é de 24 meses, com início no mês de março de 2017. Os concluintes receberão o título de Especialista, na área do curso, válido e reconhecido em todo o território nacional, com certificado da UFSCar. O investimento é de 24 parcelas mensais de R$ 405. Os interessados podem se inscrever pelo site www.autismoufscar17.faiufscar.com. Mais informações pelo e-mail autismoufscar@gmail.com ou pelos telefones (16) 3306-6712 ou (16) 3351-8498.

UFSCar oferece primeiro curso do Brasil em Fisioterapia Neurofuncional

Com o objetivo de capacitar fisioterapeutas para atuarem nos diferentes níveis de tratamento das doenças neurológicas, a UFSCar oferece pela primeira vez no Brasil o Curso de Especialização em Fisioterapia Neurofuncional. As inscrições ficam abertas até 28 de fevereiro pelo e-mail ufscarneurofuncional@gmail.com. As aulas teóricas e práticas serão ministradas por professores renomados para turmas reduzidas. O curso tem início em março de 2017, com aulas presenciais a cada 21 dias, e seguem até o mês de julho de 2018. Mais informações no Facebook ou pelo telefone (16) 3306-6883.

Inscrições abertas para o curso MBA em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica

Estão abertas as inscrições para a formação de nova turma do curso de especialização Master of Business Administration (MBA) em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, ofertada no Campus Sorocaba da UFSCar. Podem se inscrever candidatos com formação universitária que já ocupem, ou estejam se preparando para ocupar, funções relacionadas à gestão da inovação em empresas, organizações públicas, privadas ou do terceiro setor; ou ainda aqueles que trabalham ou pretendam trabalhar em negócio próprio de base tecnológica. O objetivo do MBA é discutir melhorias práticas e estimular uma visão crítica sobre gestão da inovação, capacitando seus alunos para liderar projetos nas indústrias e empresas onde atuam ou atuarão como empreendedores e gestores. As disciplinas contidas no curso incluem “Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios”, “Liderança e Relação Interpessoal”, “Inteligência Competitiva” e “Sustentabilidade e Biomimética”, dentre outras. O MBA tem duração de 24 meses, com as aulas presenciais ocorrendo quinzenalmente, aos sábados, no Complexo de Inovação localizado a 12 km do Campus Sorocaba da UFSCar, em Salto de Pirapora-SP. As aulas estão previstas para começarem no próximo mês de março. Mais informações podem ser obtidas no site do MBA, pelo e-mail contato@geitec.com.br ou pelos telefones (15) 98120-1000 e (15) 3229-6003.

UFSCar tem inscrições abertas para MBA em Docência no Ensino Superior

Até o dia 20 de fevereiro estão abertas as inscrições para o curso de especialização Master of Business Administration (MBA) em Docência no Ensino Superior do Campus Sorocaba da UFSCar. Desenvolvido por uma equipe de profissionais com larga experiência na docência superior em instituições públicas e privadas, o curso tem como principal enfoque as tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino superior; legislação, administração e avaliação de cursos superiores; bioética, sustentabilidade e responsabilidade social no ensino superior e a metodologia e escrita científica no ensino superior. O MBA em Docência no Ensino Superior da UFSCar é uma pós-graduação lato sensu dividida em 4 módulos com carga horária total de 420 horas, sendo 360 horas dedicadas às disciplinas e 60 horas dedicadas ao desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso. As aulas serão realizadas em sábados alternados no Campus Sorocaba da UFSCar. Podem se inscrever portadores de diploma superior em qualquer área do conhecimento e profissionais que já atuam na docência superior e desejam se qualificar. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro através do site do curso. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (15)3229-7534 ou do e-mail aasoares@ufscar.br.

Programa de Pós-Graduação em Sociologia recebe inscrições para alunos especiais

Nos dias 13 e 14 de março, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar receberá inscrições para alunos especiais no 1º semestre de 2017. As inscrições deverão ser feitas na secretaria do PPGS, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O início do período letivo será em 20 de março. A documentação necessária, ficha de matrícula e o horário das disciplinas abertas para alunos especiais estão disponíveis na página do PPGS. Outras informações podem ser obtidas no e-mail ppgs@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8673.

Curso em Neuropediatria da UFSCar está com inscrições abertas até 24 de março

A Neuropediatria é uma área de atuação da Fisioterapia que busca resolver ou prevenir alterações motoras em bebês e crianças causadas por problemas no sistema nervoso. As doenças mais conhecidas são a paralisia cerebral, microcefalia, mielomeningocele – que afeta a espinha dorsal – ou alterações genéticas, como a síndrome de Down. Bebês prematuros, cujo número de casos aumenta a cada ano no Brasil, também necessitam de cuidados específicos. Com o objetivo de capacitar novos profissionais e atualizar os conhecimentos dos que já exercem a profissão, está aberto, até o dia 24 de março, o período de inscrições para o XVI Curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria, oferecido pelo Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (Nenem) da UFSCar. Graduandos da área da saúde que estejam no último ano de seu curso também podem se inscrever. A prevenção é o principal enfoque dado nesta pós-graduação, embasada cientificamente por meio, principalmente, dos resultados obtidos em pesquisas desenvolvidas pelo Nenem. Também há diversos métodos de intervenção para o tratamento das patologias causadas por problemas no sistema nervoso em bebês e crianças que são abordados. Os interessados podem se inscrever pelo site, no qual há mais informações. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail analuiza.nenem@gmail.com.

Pós-Graduação da UFSCar propõe abordagem interdisciplinar ao tratamento da dor

O tratamento contra os diversos tipos de dores pode envolver profissionais de várias áreas, inclusive fora da esfera da saúde. Diante dessa constatação, a UFSCar lançou o Curso de Especialização Interdisciplinar em Dor. A especialização, que é presencial, aborda a dor desde a ciência laboratorial, passando por diagnóstico clínico, gestão até a prevenção. O curso, no qual são discutidas as causas da dor, sua natureza, sintomas e formas de propagação, além de seu desenvolvimento e meios de tratamento, é indicado para assistentes sociais, biomédicos, biólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, gerontólogos, médicos, musicoterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e profissionais de áreas correlatas. Docentes e pesquisadores renomados de diversas instituições – UFSCar, USP, Unesp, Unicamp, dentre outras – apresentam as principais síndromes dolorosas e seus tratamentos cirúrgicos, farmacológicos, não-farmacológicos ou cuidados paliativos. O curso apresenta também aspectos relacionados à neurociência, educação, espiritualidade, religiosidade, finitude e morte. Os interessados podem se inscrever por meio do site. Há desconto até o dia 24 de fevereiro e as vagas são limitadas. O início das aulas está previsto para o dia 18 março. Mais informações pelo e-mail dor.ufscar@gmail.com ou no Facebook.