Acolhimento e Capacitação de Estagiários

Neste espaço serão disponibilizadas informações importantes para a capacitação inicial  dos(as) estagiários(as).

O envolvimento dos supervisores (chefias imediatas) e/ou dos responsáveis diretos pelos(as) estagiários(as) é essencial no processo de adaptação e capacitação dos novos estagiários, portanto, é necessário que na primeira semana do estágio, os(as) novos(as) estagiários(as) recebam o devido acompanhamento neste processo.

A educação a distância é uma modalidade que vem se consolidando intensamente nos últimos anos, mas é indispensável o comprometimento e o empenho dos usuários desta modalidade, pois o bom desempenho do usuário dependerá, principalmente, do empenho e disposição dos mesmos.

Destacamos abaixo, informações e fontes de informações que consideramos úteis neste momento inicial do estágio. Caso os(as) estagiários(as) tenham dúvidas, deverão entrar em contato pelo telefone (16) 33066539, ou pelo e-mail serce@ufscar.br.

  • Lei 11.788/2008: legislação que dispõe sobre o estágio de estudantes.
  • Acesso ao  SIGEPE: todos(as) os(as) estagiários(as) deverão se cadastrar no SIGEPE. Neste sistema terão acesso aos contracheques e a outras funcionalidades.

  • Orientações gerais – estágio ProGPe: nesta apostila, os(as) estagiários(as) obterão informações sobre seus direitos e deveres, conforme a legislação vigente e a normatização interna da ProGPe.

  • Sistema trâmite: neste arquivo encontram-se instruções básicas para a utilização do sistema que gerencia a tramitação de documentos na UFSCar.

  • Consulta de ramais e e-mails da UFSCar: é muito importante que os(as) estagiários(as) naveguem no site da UFSCar, preparando-se para a prestação de serviços e para o atendimento ao público.

Os(as) estagiário(as) também podem participar dos cursos oferecidos pelo Departamento de Desenvolvimento de Carreiras/ProGPe, tais como, cursos de informática, de línguas, entre outros. Os interessados deverão ficar atentos as informações divulgadas no blog Capacitação, Qualificação e Avaliação, e entrarem em contato com o SerCE/ProGPe, ramal  6539, caso tenham interesse.

Os(as) estagiários(as) e as chefias imediatas também poderão encaminhar sugestões de outros temas, que contribuam no processo de capacitação.