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Quem Somos

A preocupação com a saúde e a segurança na UFSCar sempre se fez presente e, em função disto, sempre manteve serviços especializados nestes assuntos. Com o surgimento de legislações específicas contendo uma melhor regulamentação das atividades a serem desenvolvidas no âmbito da saúde e segurança do servidor, desde a década de 1980 a UFSCar vem mantendo equipes especializadas, embora não houvesse, até então, uma integração entre os serviços de saúde ocupacional e os serviços de segurança no trabalho.

Com vistas a garantir a implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal, estabelecida pelo Decreto nº 6833 de 29 de abril de 2009, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSCar criou a Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho em janeiro de 2011, englobando a Seção de Segurança no Trabalho, inicialmente criada em 2010.

A equipe que integra os valores Saúde e Segurança no Trabalho, é constituída por 7 integrantes:

– Diretora
– Médica perita
– Médica do Trabalho
– Engenheiro do Trabalho
– Técnicos de Segurança do Trabalho (03)

Nossas atividades são voltadas para a promoção da saúde, prevenção de acidentes e melhoria nas condições e nos ambientes de trabalho. Atividades estas realizadas através de perícia oficial em saúde, vigilância ambiental e a saúde ocupacional do servidor.

Atribuições:

  • Planejar e implementar ações relativas à promoção e prevenção na saúde da segurança ocupacional;
  • Planejar, executar e manter os registros dos exames médicos ocupacionais, bem como as perícias, produzindo relatórios que permitam o acompanhamento das questões relativas à saúde e segurança do servidor da Instituição;
  • Planejar e conduzir a avaliação das unidades ocupacionais da UFSCar com vistas à identificação e controle técnico dos riscos, incluindo a verificação dos ambientes, postos e processos de trabalho já existentes ou previstos, assim como atribuições do cargo ou função, propondo medidas corretivas;
  • Contribuir na estruturação e condução dos programas de Saúde e Segurança do Trabalho, em consonância com a legislação, e
  • Dar suporte à Pró-Reitoria e à Administração Superior nas questões sob sua responsabilidade.