Informe ProGPe: Programação de Férias pelo SouGov e Homologação pelo SouGov Líder

As solicitações e alterações de férias deverão ser realizadas pelo(a) servidor(a) por meio do SouGov, na função programar férias, e homologadas por sua chefia imediata via SouGov Líder, pelo aplicativo ou Web não havendo mais necessidade de fazer a solicitação de alteração de férias através de processo SEI.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Divisão de Administração de Pessoal (DiAPe), informa que  as solicitações e alterações de férias deverão ser realizadas pelo(a) servidor(a) por meio do SouGov, na função programar férias. Além disso, a programação deverá ser homologada pela respectiva chefia imediata via SouGov Líder, pelo aplicativo ou Web não havendo mais necessidade de fazer a solicitação de alteração de férias através de processo SEI.

Importante salientar  a necessidade de que tanto o servidor quanto sua chefia imediata acessem com frequência o e-mail institucional, pois é por meio de que o SouGov informará a chefia do agendamento realizado pelo servidor bem como informará o servidor quando da homologação (ou rejeição) do agendamento efetuado. Esse acompanhamento também pode ser realizado pela plataforma SouGov, pois somente após a homologação da chefia imediata as férias serão consideradas para todos os efeitos legais, inclusive para pagamento.

Em geral, o prazo para programação/alteração pelo servidor e homologação das férias pela chefia imediata deverá respeitar o limite mínimo de 45 (quarenta e cinco) dias de antecedência do período previsto para o início do gozo das férias, de forma a evitar quaisquer problemas e/ou restrições no SIAPE. 

O servidor e a chefia imediata devem ficar atentos ao calendário mensal do cronograma SIAPE, o qual será informado mensalmente na página da ProGPe disponível aqui

Desse modo, é fundamental que todos observem os prazos para que nenhuma informação deixe de ser processada no SIAPE, pois férias não processadas pelo SIAPE não poderão ser usufruídas.

Para programar/alterar suas férias acesse o SouGov, aplicativo ou web, em Autoatendimento, clique no ícone "Férias", escolha o exercício e, em "Programar Férias", selecione o período permitido para a programação/alteração.

Abaixo, seguem alguns links úteis e tutorias com orientações aos(às) servidores(as) e chefias imediatas:

Como programar minhas férias?

Como alterar minhas férias?

Como acompanhar minha solicitação de férias?

SouGov Líder: como homologar férias

Publicado em 08/07/2022.