Curso Básico de Formação de Multiplicadores em Gestão de Riscos

A Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, em parceria com o Departamento de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos e a Auditoria Interna da UFSCar, informa que estão abertas as inscrições para o "Curso Básico de Formação de Multiplicadores em Gestão de Riscos", destinado aos(às) servidores(as) da UFSCar.

A Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, em parceria com o Departamento de Gestão de Integridade, Riscos e Controles Internos e com a Auditoria Interna da UFSCar, informa que estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Formação de Multiplicadores em Gestão de Riscos, destinado aos(às) servidores(as) da UFSCar.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição até o dia 15/10/2019.

O curso tem duração de 20 horas, sendo essas divididas em 3 encontros presenciais e o restante em plataforma de EaD.

Os encontros presenciais serão nos dias:

  • 23/10 - 08h30 às 12h00
  • 24/10 - 08h30 às 12h00
  • 25/10 - 08h30 às 12h00

As aulas serão ministradas pelo servidor Felizardo Delgado

O número de vagas para essa turma é de 25 e o curso é prioritariamente destinado aos servidores que ocupam cargos de gestão. Caso haja vagas remanescentes, essas poderão ser ocupadas por servidores que não ocupam cargos de gestão e, nesse caso, fica a critério da DiDP definir as prioridades de acordo com as necessidades dos(as) servidor(as). Servidores de todos os campi poderão se inscrever, no entanto, as despesas com transporte e hotel (se necessárias) ficam a cargo da unidade do(a) servidor(a). 

Os(as) servidores(as) selecionados(as) receberão, até uma semana antes do curso iniciar, um e-mail de confirmação, com o local onde será realizado.

Principais Tópicos do Curso:

  • Conceitos básicos em gestão de riscos aplicada ao setor público;
  • Bases normativas da gestão de riscos aplicada ao setor público (IN Conjunta MP/CGU no. 01/2016);
  • Estruturas de gestão de riscos aplicadas ao setor público (COSO II e III, ISO 31000, ISO 31010);
  • Métodos de priorização de processos;
  • Técnicas de identificação de riscos;
  • Matriz e mapa de riscos.

Sobre o Ministrante: Felizardo Delgado é Mestre em Ciências (Percepção de Riscos Ambientais-USP), Especialista em Educação Ambiental (USP), Especialista em Geoprocessamento (UFSCar), Graduado em Administração de Empresas, Graduado em Informática, Graduado em Geografia e Análise Ambiental). Tem experiência na área de Gestão de Riscos Corporativos, Integridade Pública, Planejamento Governamental, Auditoria na Gestão Pública, Geografia (Educação Ambiental). Pesquisador em Gestão Pública, atua como Administrador responsável pelo Departamento de Integridade, Riscos e Controles internos da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem ampla experiência em ensino e pesquisa na área de Gestão Pública, Gestão de Riscos (ISO 31000, COSO), Educação Ambiental e Planejamento Institucional. Desde agosto de 2007 atuou como tutor virtual nos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Ambiental da SEaD-UFSCar e no curso de Especialização em Gestão Pública (EaD) da Universidade Federal de São Carlos. Foi Auditor Interno atuante durante seis anos. Atualmente é integrante da Comissão Permanente responsável pela implementação da Gestão de Riscos e Integridade Pública junto à gestão da Universidade Federal de São Carlos. Classificado em 1º lugar no concurso público da UFSCar (Administrador). Foi aluno mérito por dois anos consecutivos na Universidade Católica de Santos. Avaliador de artigos junto à SeAD-UFSCar e desenvolvedor de conteúdos. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4549825546795676