INTERESSE EM REDISTRIBUIÇÃO PARA O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - CAMPUS DE SÃO CARLOS PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

O Departamento de Engenharia de Produção (DEP) do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos, informa que está aceitando manifestações de interesse de servidores, ocupantes do cargo de professor do magistério superior, em serem redistribuídos para esse departamento.

O DEP foi fundado há mais de 40 anos, sendo responsável pelo curso de Graduação em Engenharia de Produção do Campus de São Carlos, e pelos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, acadêmico (PPGEP) e profissional (PPGPEP). O PPGEP foi criado em 1992 e  já formou mais de 597 Mestres e 305 Doutores nas principais áreas da Engenharia de Produção. Além disso, o departamento possui tradição na oferta de cursos de Especialização (stricto sensu) nas áreas de Gestão da Produção, Gestão Organizacional e de Pessoas, entre outras.

1 Disposições Gerais

1.1 A redistribuição possui embasamento legal no Art. 37 da Lei n. º 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e respaldo nas Portarias n.º 57, de 14 de abril de 2000, e n.º 79, de 28 de fevereiro de 2002, ambas do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

1.2 Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago, no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC.

1.3 A seleção regida por esta Chamada Pública destina-se a servidores pertencentes à Carreira de Professor do Magistério Superior, regida pela Lei 12.772, de 28 de dezembro de 2012, com interesse na redistribuição do seu cargo para o Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos.

1.4 A participação do requerente nesta Chamada Pública implica conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas, das quais o interessado não poderá alegar desconhecimento.

2 Como manifestar seu interesse?

2.1 Enviar carta de manifestação de interesse e link do Currículo Lattes (atualizado) por e-mail, com o assunto “Manifestação de interesse em redistribuição - Modelos Probabilísticos”, para a Secretaria do DEP/UFSCar pelo endereço natalia@dep.ufscar.br.

2.2 As manifestações serão recebidas até o dia 23/06/2021. A confirmação de recebimento será feita por e-mail. Não haverá divulgação da lista de manifestações recebidas.

3 Critérios

3.1 O interessado deve estar preparado para ministrar a disciplina de Modelos Probabilísticos Aplicados à Engenharia de Produção, bem como outras disciplinas da área de Pesquisa Operacional e de Gestão da Produção. Além disso, espera-se que o interessado:

- Contribua com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e  com o Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção (PPGPEP) da UFSCar, por meio da oferta de disciplinas e orientação de alunos;

- Desenvolva atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para a excelência do departamento, bem como esteja disposto a desempenhar as atividades administrativas que venham a ser necessárias.

3.2 Os seguintes critérios gerais irão direcionar a análise:

- Experiência em ministrar disciplinas em nível de graduação nas áreas de Modelos Probabilísticos, Pesquisa Operacional e Gestão da Produção;

- Orientações de projetos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado e/ou Teses de Doutorado na área de Modelos Probabilísticos e Pesquisa Operacional;

- Coordenação e participação de projetos de pesquisa e extensão, em especial com financiamento de agências de fomento e empresas.

- Publicação de artigos científicos em periódicos internacionais de alto impacto na área de Engenharia de Produção, de preferência com ênfase em Modelos Probabilísticos e/ou Pesquisa Operacional Aplicada à Engenharia de Produção;

- Experiência em atividades administrativas, como chefias, coordenações e participações em comissões.