Cartão de Identidade do Estagiário

Cartão de uso exclusivo no RU – Restaurante Universitário. Poderá ser solicitado por todos os estagiários ativos recém-contratados.

Requisitos
  • A solicitação poderá ser feita após uma semana do cadastramento do estagiário no sistema SIAPE.

Passo a Passo
  1. Digitalizar uma foto em formato JPG, a pessoa deve estar sozinha na imagem, o fundo deve ser branco e neutro, sem óculos escuros e sem chapéu.
  2. Acessar o link http://resizeyourimage.com/
  3. Alterar o idioma;
  4. Clicar em “ESCOLHER ARQUIVO”, inserir a imagem digitalizada no (formato JPG). Observação: analisar se a foto está com boa qualidade.
  5. Clicar em “LARGURA” e digitar 180, clicar em “ALTURA” e digitar 240;
  6. Clicar em “AMPLIAR” até que a foto preencha por inteiro o quadrado;
  7. Arrastar o quadrado para o centro da foto 3x4;
  8. Verificar a dimensão da imagem: 180 pixel (largura) x 240 pixel (altura). Se necessário, ajustar novamente;
  9. Clicar em “PRONTO” e em seguida “PRESERVAR”. Observação: a foto será salva na pasta “Downloads”.

• Solicitar cartão de uso exclusivo no RU
  1. Acessar o link: http://www.carteirinha.ufscar.br/solicita/view/Login.jsf
  2. Marcar a opção “ESTAGIÁRIO”, inserir usuário e senha. O usuário é o CPF do estagiário, a senha será a mesma utilizada no sistema Trâmite. Clicar em “ENTRAR”;
  1. Confirmar o e-mail, clicar em “SIM” e em “AVANÇAR”;
  2. Conferir dados cadastrais, se estão corretos e se todos os campos estão preenchidos, clicar em “ESCOLHER ARQUIVO” e selecionar a foto redimensionada, clicar em “ENVIAR ARQUIVO DA FOTO” e em “USAR ESSA FOTO”. Observação: a foto deve seguir o padrão estabelecido pelo site; caso haja divergências nos dados cadastrais ou estejam em branco entrar em contato com a DiAPe/ProGPe.
  3. Clicar em “AVANÇAR”;
  4. Ler o termo de concordância, marcar a opção e clicar em “ENVIAR SOLICITAÇÃO”.

• Concluir solicitação
    1. Uma mensagem de confirmação será enviada para o e-mail cadastrado no site, com instruções para concluir a solicitação. Mensagens não confirmadas em até 12 (doze) horas invalidarão esta solicitação.

• A impressão dos cartões será feita sempre na última semana de cada mês e deverão ser retirados na recepção da ProGPe mediante apresentação de um documento de identificação com foto.

Documentos e Formulários

Não há

Informações Gerais
  • O cartão de uso exclusivo no RU poderá ser substituído nos seguintes casos:

1. perda, extravio ou furto do documento (mediante o boletim de ocorrência);

2. alteração dos dados cadastrais do estagiário (mediante o cartão de identidade funcional inutilizado);

3. dados cadastrais e/ou foto ilegíveis do estagiário (mediante o cartão inutilizado).

• O cartão de uso exclusivo no RU deverá ser devolvido quando o estagiário rescindir o contrato de estágio por decisão própria ou do departamento ou na ocasião do término do contrato.

Unidade Responsável

Departamento de Cadastro e Pagamentos (DeCP)

Fundamentação Legal